sábado, 8 de setembro de 2012

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O INTERCÂMBIO EM SANTA BARBARA


Coloco aqui as principais dúvidas sobre o intercâmbio em Santa Barbara a partir de alguns e-mails recebidos.


Acomodação / Transporte
A cidade é muito tranquila e, geralmente, os alunos da EF ficam em cidades bem próximas à SB: Goleta ou Carpinteria. Outra possibilidade é tamém Isla Vista, se não me engano. Os ônibus passam de 10 ou de 15 em 15 minutos, com exceção dos horários de Carpinteria. Você pode comprar um cartão de ônibus na estação central para poder utilizá-lo por 30 dias, quantas vezes necessário. Sobre a acomodação, eu fiquei em casa de família. No entanto existem também as vilas, que são mais cheias de jovens e, isso, é sinônimo de festas, música e, algumas vezes, bagunça. Mas é também uma boa opção. Lembre-se que você encontra brasileiros em todo o canto, fazendo intercâmbio como você e que a presença de mexicanos é constante em toda região sul do leste ao oeste dos EUA.

Opções
A State Street, que é a rua principal da cidade, bem próxima à escola, tem tudo: todas as lojas, restaurantes, cinemas e até um pequeno shopping com marcas bem conhecidas como Victoria's Secret, GAP etc. No final dessa rua, é a praia. Dá uns 15 min. a pé, ou você pode pegar um pequeno ônibus até lá. Mas atenção, a State Street todos os dias enjoa. Procure ir a lugares interessantes em Goleta, como o boliche ou em Santa Barbara, mesmo que seja mais afastado do centro.

Viagens
Todos os passeios que fiz (a outras cidades) foram com o pessoal da EF, que, na verdade, é a terceirização de serviços de uma empresa que se chama California Explorer. Quando você chegar eles vão dar a você o cronograma de viagens do mês. O preço varia de $ 250 a $ 300 por final de semana: sábado e domingo ou sex. sáb e dom. O valor pode ser pago no cartão, não me lembro se parcelam. Mas tudo é resolvido na escola mesmo. As viagens, como postei no blog, são incríveis! Vale a pena mesmo! Acho que você se arrependeria em ir aos EUA e ficar somente em Santa Barbara, uma vez que Los Angeles é aproximadamente 1:30 de carro. Los Angeles envolve: Hollywood, Santa Monica, Venice Beach, Malibu, Beverly Hills... é tudo do lado!

O curso da EF
O curso é muito bom, mas as provas, pelo menos as minhas, cobraram gramática pura. Porém, o material é bom e exige estudo. Há provas todas as sextas e você é avaliado na participação, fala, escrita e frequência. Isso é padrão em todas as escolas EF, claro que algum professor ou outro incrementa ou não com alguma coisa. Você pode trocar de turma se não gostar da que você estiver. Há um teste de nivelamento, mas se você estiver achando difícil ou fácil demais, converse com o coordenador acadêmico e ele vai fazer o melhor por você. Eu fiz o curso geral, mas as pessoas que fizeram o intensivo lá em Santa Barbara, pelo menos lá, não sentiram muita diferença. O que acrescenta são aulas extras, chamadas de spin class e não as aulas que dão sequência ao livro. Mas se você puder fazer intensivo, claro, melhor pra você. Eu não fiz por economia, mas se eu tivesse pagado a diferença quando cheguei lá, eu poderia mudar para o intensivo.

Gastos
Eu passei um mês. O tempo é suficiente para passeios, para ter uma boa noção da cultura e da língua, mas, claro, é pouco para adquirir um domínio do Inglês. O meu gasto maior foi nas viagens. Apesar de ter comprado algumas roupas, câmera digital, etc. Comprava comida praticamente todos os dias (almoço) e uma coisinha ou outra. Além das passagens aéreas e do valor do curso, gastei uns 2.500 dólares a mais.

Kaplan
A Kaplan é outra escola que fica em SB, existe também a ELS. O prédio da Kaplan fica na SBCC (Santa Barbara City College). É um campus enorme, muito melhor (em questão de estrutura) do que a EF. No entanto fica mais afastado do centro e, dependendo de onde você ficar alojado, é necessário pegar até dois ônibus. Outra vantagem da EF são os vários escritórios no Brasil e, caso você queira dar continuidade em um curso online pela EF Englishtown, será a mesma metodologia, o mesmo sistema, partindo de onde você parou. Não sei sobre os materiais, professores e metodologia da Kaplan.

Você não se arrependerá da escolha.
Obrigado pelo acesso e contato.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

APÓS O INTERCÂMBIO

Depois de vinte dias após minha chegada, pude perceber que algumas coisas mudaram em relação à minha busca pelo aperfeiçoamento da Língua Inglesa: a maneira de perceber as coisas nas ruas, TV, filmes, internet... Realmente, me acrescentou muito. 
Já faço minhas programações para minha próxima viagem. Espero que essa oportunidade não demore chegar. 
E, hoje, tive uma boa notícia: oito fotos do meu blog foram escolhidas para, possivelmente, comporem as brochuras da EF, como se fossem catálogos e panfletos que divulgam a escola para os interessados em estudar na EF. Pode ser que nem todas sejam escolhidas, mas as oito irão para o banco de imagens deles. (Thank you, Sofia).

Abaixo, alguns vídeos que gravei e que ainda não havia publicado. O primeiro, foi o passeio que fizemos pela baía de San Francisco, passando pela Golden Gate e Alcatraz. É coisa que a gente lembra e fica sem acreditar. 

O outro, foi na estrada próxima à Vegas. Era interessante por ser totalmente deserta, mas ao mesmo tempo relembrávamos filmes clássicos que utilizaram aquele cenário. 


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CHEGANDO

Pronto! Deus é mais. Voltei, cheguei novamente em Curvelo. A experiência vivida em Santa Barbara e em outras cidades da California foram inesquecíveis. Tudo. Não esperem que eu tenha adquirido fluência em um mês, porque é impossível. Mas enchi meu coração de alegria e minha mente de muitos conhecimentos. Claro que pude melhorar minha conversação, mas ainda falta muito. 

Às vezes, olhando para coisas simples eu imaginava: "Estou aqui? Isso é realidade?" E tomava conta de mim uma grande emoção, porque sempre sonhei em fazer uma viagem para os Estados Unidos. Nunca vou me esquecer do que aprendi, vivi e das pessoas que conheci, mesmo que nunca mais eu consiga vê-las.

Obrigado, Senhor Jesus, por essa oportunidade. Obrigado, Virgem Maria, pela sua poderosa intercessão, desde os primeiros passos para essa viagem até o último momento. Se eu gostei? Foi maravilhoso! Se eu recomendo? Sempre.
Aeroporto em Miami. Último voo. Fiz conexão em Los Angeles (LAX) e Miami (MIA) e, enfim, cheguei em Belo Horizonte (CNF).
Chegando em Confins (BH).
Meu irmão, meu tio e eu. Veio um monte de gente me buscar.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EF SANTA BARBARA

A escola é realmente muito boa. Temos bons materiais, uma grande equipe e muitos alunos. Na última semana eram quase 700. Muitos brasileiros vão embora no próximo sábado também, e eu, já estou preparando minhas malas. 

Como cantam Chitãozinho e Xororó:

Espere minha mãe estou voltando
Que falta faz pra mim um beijo seu (...)

(...) Arrume tudo mãe querida, que seu filho vai voltar ...


Frente da EF
Frente da EF

Um dos corredores da escola

Eu, a professora Sra. Signe Wilson e Thaís

Frente da EF

Secretaria da EF ao fundo e local de acesso aos computadores

Local de descanso e recreação na EF

"Study Area", entrada da escola.

"Study Area", entrada da escola com uma lareira no canto esquerdo.  
Uma das salas de aula

L.A.TOUR

Los Angeles não se define apenas no centro da cidade com algumas opções. É todo um complexo onde pudemos conhecer Malibu (não no Havaí), Santa Monica - que marca o fim da Rota 66 -, Venice Beach - onde há várias mansões -, Beverly Hills - palco de alguns filmes e famosa por suas lojas caras - e, por fim, Hollywood, que dispensa comentários. Da avenida podíamos ver a serra onde moram Angelina, Brad, Madonna e todos meus amigos artistas (kkk). Era a estreia de um seriado, "Luck", com Dustin Hoffman, pela HBO. Ele ia chegar mais tarde, mas não pudemos esperar. Foi um passeio rápido, mas... excelente!!!



Praia de Malibu

Praia de Malibu

Cirque du Soleil no pier em Santa Monica

No pier de Sana Monica é o marco do fim da rota 66.

No pier de Sana Monica é o marco do fim da rota 66.

Uma praça de Beverly Hills

Na Rodeo Drive (Beverly Hills) encontramos esse carro

Vista de um dos letreiros mais famosos do mundo.

Calçada da Fama

Naquele teatro estava para chegar Dustin Hoffman para a estreia da série Luck, na HBO.

Hollywood Boulevard

UM POUCO MAIS DE SANTA BARBARA

Última semana. Já vai batendo um pouco de saudade. Saudade do mês que aqui passei, mas ao mesmo tempo, saudade daqueles que me esperam: família, amigos, minhas atividades, comida (rsrsrs). Estou voltando.



Santa Barbara Courthouse

De cima da Courthouse em Santa Barbara - vista da cidade

De cima da Courthouse em Santa Barbara - vista da cidade com direito a arco-íris

Santa Barbara Mission



Praia no final da State Street em Santa Barbara. Já era fim de tarde.

Praia no final da State Street em Santa Barbara. Já era fim de tarde.

Praia no final da State Street em Santa Barbara. Já era início de noite. Essa é a fonte dos golfinhos.

Sorvete no El Paseo Nuevo em Santa Barbara.

Sorvete no El Paseo Nuevo em Santa Barbara.

El Paseo Nuevo em Santa Barbara.
Praia no final da State Street em Santa Barbara. Já era fim de tarde.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RED TAILS

Red Tails is a great movie. I saw it yesterday in Santa Barbara. Watch the trailer below.

Starring: Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Bryan Cranston, Brandon T. Jackson and Nate Parker.

Red Tails is an upcoming film directed by Anthony Hemingway, from a script by John Ridley and story by executive producer George Lucas. It is based on the Tuskegee Airmen, a group of African American combat pilots during World War II, and is the first Lucasfilm Ltd. production since Radioland Murders (1994) not to be associated with the Indiana Jones or Star Wars franchises.







segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SAN FRANCISCO

No último final de semana fomos para San Francisco. Desde a estrada até a chegada na cidade, tivemos uma linda paisagem composta por praias, fazendas, montanhas verdes, muitas lojas e hotéis. Havia muita chuva e vento quando chegamos na cidade, o que não impediu nosso passeio de bonde ou cable car. No dia seguinte, fomos à majestosa Golden Gate Bridge, uma das pontes mais famosas dos EUA. Visitamos pontos principais da cidade, como o Fisherman's Wharf, onde, em um dos piers, pegamos um barco para um passeio pela baía. Nesse passeio passamos de baixo da Golden Gate, por Alcatraz, a prisão que fica numa ilha, onde esteve preso Alcapone e pudemos ver os principais prédios e outras atrações da cidade.
O centro de San Francisco é uma loucura. Muitas lojas, compras, pessoas, muita animação... é ritmo de cidade grande. As ruas, as praias, os passeios, as paisagens... San Francisco é uma cidade de grande importância para os EUA e para o mundo. Really nice! 
No dia de irmos embora foi justamente o dia do jogo do 49ers, um time de futebol americano de San Francisco que tem se saído muito bem. É... vai deixar saudades!


Logo quando chegamos na sexta à noite, andamos em um cable car, esse bondinho.

No restaurante do hotel Mark Twain, onde ficamos hospedados. Lembrei das minhas aulas de Literatura Norte-americana com a professora Ilza Xavier.

A prefeitura de San Francisco.

"Painted Ladies". Vista da Alamo Square.

Em uma praça em SF, a Alamo Square..

A majestosa Golden Gate Bridge.

Andando sobre a ponte Golden Gate.

Passeio de barco pela baía de SF. Os brasileiros Luan (AM), eu (MG) e Gabriel (SC).

A famosa prisão de Alcatraz.

Barco utilizado pelas tropas americanas na Segunda Guerra Mundial. A Golden Gate era o portão principal dessas grandes embarcações.

Lombard Street em SF.

Um beco no centro de SF.

Uma pequena lanchonete onde tomamos um café da manhã na Fisherman's Wharf. Bagels and hot chocolate.