sábado, 8 de setembro de 2012

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O INTERCÂMBIO EM SANTA BARBARA


Coloco aqui as principais dúvidas sobre o intercâmbio em Santa Barbara a partir de alguns e-mails recebidos.


Acomodação / Transporte
A cidade é muito tranquila e, geralmente, os alunos da EF ficam em cidades bem próximas à SB: Goleta ou Carpinteria. Outra possibilidade é tamém Isla Vista, se não me engano. Os ônibus passam de 10 ou de 15 em 15 minutos, com exceção dos horários de Carpinteria. Você pode comprar um cartão de ônibus na estação central para poder utilizá-lo por 30 dias, quantas vezes necessário. Sobre a acomodação, eu fiquei em casa de família. No entanto existem também as vilas, que são mais cheias de jovens e, isso, é sinônimo de festas, música e, algumas vezes, bagunça. Mas é também uma boa opção. Lembre-se que você encontra brasileiros em todo o canto, fazendo intercâmbio como você e que a presença de mexicanos é constante em toda região sul do leste ao oeste dos EUA.

Opções
A State Street, que é a rua principal da cidade, bem próxima à escola, tem tudo: todas as lojas, restaurantes, cinemas e até um pequeno shopping com marcas bem conhecidas como Victoria's Secret, GAP etc. No final dessa rua, é a praia. Dá uns 15 min. a pé, ou você pode pegar um pequeno ônibus até lá. Mas atenção, a State Street todos os dias enjoa. Procure ir a lugares interessantes em Goleta, como o boliche ou em Santa Barbara, mesmo que seja mais afastado do centro.

Viagens
Todos os passeios que fiz (a outras cidades) foram com o pessoal da EF, que, na verdade, é a terceirização de serviços de uma empresa que se chama California Explorer. Quando você chegar eles vão dar a você o cronograma de viagens do mês. O preço varia de $ 250 a $ 300 por final de semana: sábado e domingo ou sex. sáb e dom. O valor pode ser pago no cartão, não me lembro se parcelam. Mas tudo é resolvido na escola mesmo. As viagens, como postei no blog, são incríveis! Vale a pena mesmo! Acho que você se arrependeria em ir aos EUA e ficar somente em Santa Barbara, uma vez que Los Angeles é aproximadamente 1:30 de carro. Los Angeles envolve: Hollywood, Santa Monica, Venice Beach, Malibu, Beverly Hills... é tudo do lado!

O curso da EF
O curso é muito bom, mas as provas, pelo menos as minhas, cobraram gramática pura. Porém, o material é bom e exige estudo. Há provas todas as sextas e você é avaliado na participação, fala, escrita e frequência. Isso é padrão em todas as escolas EF, claro que algum professor ou outro incrementa ou não com alguma coisa. Você pode trocar de turma se não gostar da que você estiver. Há um teste de nivelamento, mas se você estiver achando difícil ou fácil demais, converse com o coordenador acadêmico e ele vai fazer o melhor por você. Eu fiz o curso geral, mas as pessoas que fizeram o intensivo lá em Santa Barbara, pelo menos lá, não sentiram muita diferença. O que acrescenta são aulas extras, chamadas de spin class e não as aulas que dão sequência ao livro. Mas se você puder fazer intensivo, claro, melhor pra você. Eu não fiz por economia, mas se eu tivesse pagado a diferença quando cheguei lá, eu poderia mudar para o intensivo.

Gastos
Eu passei um mês. O tempo é suficiente para passeios, para ter uma boa noção da cultura e da língua, mas, claro, é pouco para adquirir um domínio do Inglês. O meu gasto maior foi nas viagens. Apesar de ter comprado algumas roupas, câmera digital, etc. Comprava comida praticamente todos os dias (almoço) e uma coisinha ou outra. Além das passagens aéreas e do valor do curso, gastei uns 2.500 dólares a mais.

Kaplan
A Kaplan é outra escola que fica em SB, existe também a ELS. O prédio da Kaplan fica na SBCC (Santa Barbara City College). É um campus enorme, muito melhor (em questão de estrutura) do que a EF. No entanto fica mais afastado do centro e, dependendo de onde você ficar alojado, é necessário pegar até dois ônibus. Outra vantagem da EF são os vários escritórios no Brasil e, caso você queira dar continuidade em um curso online pela EF Englishtown, será a mesma metodologia, o mesmo sistema, partindo de onde você parou. Não sei sobre os materiais, professores e metodologia da Kaplan.

Você não se arrependerá da escolha.
Obrigado pelo acesso e contato.

5 comentários:

  1. E ai Felipe, tudo certo?
    Meus Parabéns pelo blog, estava procurando aqui na internet por alguém que já teria ido e sobre a experiencia vivida e encontrei o seu blog, com muitas dicas e coisas interessantes.
    Eu estou indo pra SB agora em Maio, vou estudar na Kaplan, e também sempre tive o sonho de conhecer a terra do Tio Sam.
    Se puder me ajudar mais um pouco eu agradeceria rs. Você foi a todos os passeios da escola? A comida na host family era boa, ou vc estranhou bastante? O pessoal é bastante animado? Você tem alguma outra sugestão pra quem está se preparando(ansioso demais) pra ir?

    Abraços
    Gregory

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gregory, vi aqui que você foi para Santa Bárbara em maio estudar na Kaplan. Estou indo agora no começo de julho e gostaria de saber se você gostou da escola? Se gostou da cidade?

      Excluir
  2. Olá Felipe... Dia 3 de janeiro estou partindo de SP para Miami, de Miami para LAX que nem você hahahaha tenho que admitir que estou bem nervoso para a viagem por ser menor de idade, 17 anos, mas estou ansioso. Adorei ter encontrado seu blog, ajudou muito. Ficarei um mês em SB também. Estava com um grande receio por não saber nada de como seria a viagem, a experiência, mas só de ler suas postagens, já fiquei muito aliviado... Elas foram de grande ajuda para mim quanto para outros brasileiros que indicarei seu blog.
    Quanto às casas de famílias, eu vou ficar na 5014 Rhodes Avenue, em Goleta, aproximadamente 9km até a escola da EF... Você acha que terei problemas em me locomover ou os ônibus são tranquilos? Agradecerei muito se puder responder o quanto mais rapido, pois está chegando o dia ahahhaha E se tiver alguma dica, gostarei de saber.
    Parabéns pelo se blog, está muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael. Que bom q o blog o ajudou. Acredito q vc não terá mtos problemas para se locomover. Como eu estava em uma casa perto da Hollister Ave, uma avenida principal em Goleta, passavam ônibus pelo menos de 15 a 15 min. Não sei se passam por outras ruas. Deixe suas moedas trocadas para a primeira viagem e depois, se desejar, vc pode comprar um cartão válido por 30 dias na Bus Station in SB. Lembre-se q os ônibus não tem trocadores e fique atento para descer no ponto certo, o q tb não será difícil. Se vier do centro de SB à noite ou de outra localidade, prefira um táxi, vc verá q as ruas de Goleta são um pouco mal iluminadas. Eu voltava de ônibus mesmo assim, mas ficava com um pouco de receio às vezes. Vc vai encontrar informações na internet tb, mas chegando lá, o pessoal sempre tem boa vontade para te ajudar: your host family or the EF staff. Fique tranquilo,cara e precisando de alguma coisa estamos aqui. Gostaria de saber como está sua experiência por lá. Dê notícias. Abraços, Felipe.

      Excluir
  3. oie, td bem? Queria saber se em Santa Bárbara tem bastante bandas de rock/indie e festivais onde elas tocam.

    ResponderExcluir